20 anos de tradição e confiança

BOX, SACADA RETRÁTIL, ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA, VIDRO TEMPERADO, VIDRO COMUM, BOX, BOX DE VIDRO, FECHAMENTO DE COZINHAS, FECHAMENTO DE LAVANDERIA, FECHAMENTO DE ÁREA DE SERVIÇO, MESA, TAMPO DE MESA, TAMPO DE VIDRO PARA MESA, TAMPO DE VIDRO, PORTA DE VIDRO TEMPERADO, PORTA DE CORRER DE VIDRO, GUARDA CORPO DE VIDRO, DIVISORIA DE VIDRO TEMPERADO, VIDRO LAMINADO, GUARDA CORPO COM TORRE DE INOX, CORREMÃO, CORREMÃO ESCADA

o vidro 

 

O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais características são a transparência/ translucidez, a dureza e a capacidade de reciclagem total.

Vidros Planos: Os chamados vidros planos, fabricados em chapas, são consumidos principalmente pela construção civil, seguida pela indústria automobilística e moveleira, depois na produção de espelhos e um pequeno percentual para múltiplas outras aplicações. Vários setores vêm aumentando seu consumo de vidro, como a indústria moveleira e o dos eletrodomésticos da chamada linha branca, como fogões, geladeiras, microondas e etc.

Vidro impresso: O vidro impresso é um vidro plano translúcido, incolor ou colorido, que recebe a impressão de uma textura quando está saindo do forno. Tem larga aplicação na construção civil, eletrodomésticos, móveis, decoração e utensílios domésticos. Atualmente, existe uma grande gama de texturas modernas e sofisticadas, algumas mais transparentes, outras mais translúcidas, que proporcionam bem-estar, aconchego e privacidade aos ambientes.

 

Composição do vidro
  • Areia: Constituída praticamente de sílica (SiO2), que é a base da grande maioria dos vidros. Pode ser retirada de praias tanto do mar como de rios, ou de jazidas situadas em vales onde se acumularam através dos tempos. Fornece o óxido de silício.

  • Calcário: É uma rocha constituída de carbonato de cálcio (CaCO3), que é extraída, britada e moída, até a obtenção da granulometria desejada. Fornece o óxido de cálcio (CaO) ao vidro.

  • Dolomita: Da mesma família do calcário, porém, sua formulação é constituída de um carbonato duplo de cálcio e magnésio.

  • Feldspato: É um mineral constituído de um alumino silicato de sódio e potássio Kna (AlSi3O8). A razão de sua utilização é pelo óxido de alumínio ou alumina (Al2O3).

  • Barrilha: Ou carbonato de sódio (Na2CO3) é o principal fornecedor de óxido de sódio. Embora seu percentual em peso não seja tão grande, representa o maior custo entre as matérias-primas dos vidros sodo-cálcicos. Podemos dizer que 60% do custo de uma composição é devido à barrilha.

  • Sulfato de Sódio: Composto industrializado (Na2SO4), utilizado como afinante, pois tem como característica, a altas temperaturas, liberar grandes bolhas e de maneira violenta, incorporando a ela as pequenas bolhas contidas na massa do vidro provocada pela reação das outras matérias-primas.

  • Caco de Vidro: Utilizado em praticamente todas as indústrias de vidro, pois além de 100% recicláveis, diminuem o consumo energético, aumentam a capacidade de extração e também aumentam a vida útil dos fornos.

     

Curiosidade
 
  • Com 1kg de caco pode-se fazer 1kg de vidro novo.

  • O mesmo vidro pode ser reaproveitado quantas vezes precisar.

  • Um vidro jogado na natureza leva 4 mil anos para desaparecer.

  • O Brasil alcançou um índice de 45% no reaproveitamento de embalagens em relação à produção total no país que é de 1.280 toneladas/ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro).